sábado, 18 de junho de 2016

A Espiral do Silêncio

Essa Espiral coloca você, em algum momento, dentro da "Matrix". Por que isso acontece? Simplesmente porque todos nós queremos ser aceitos ou não queremos ser diferentes da maioria. Depois de cedermos a primeira vez, passamos a ser meros repetidores, pois o "ser aceito" nos trás tranquilidade e assim, vamos repetindo o comportamento em todas as situações onde a espiral se apresenta.
Nesse ponto, muitos perguntarão o que é a Matrix e eu perguntarei quem viu o filme, é a mesma coisa. Para quem não viu, é uma rotina interminável, que através do "politicamente correto", mantém todos de acordo com uma ideia proposta, trazendo muitas vezes a inversão de valores.
Esse vídeo mostra exatamente isso, um indivíduo, teoricamente inocente, sente-se incomodado com todo o grupo agindo da mesma forma, para não ser diferente, sem saber porque, adere, entrando na rotina. Essa fica tão enraizada que continua, independentemente de qualquer mudança e acaba por transmitir para novos adeptos.
Esse experimento mostra como é perigoso não exercitar a mente com as coisas que se gosta, ampliando horizontes, pois quem entra na Matrix, começa a abdicar da sua liberdade, transformando-se de um ser único para mais um ser comum.